Se o gênio da lâmpada te desse uma dessas opções, qual escolheria?

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Propaganda no mundo dos Games.

Olá amigos ninjas. Formigão Ninja em sua primeira missão.
Hoje, falarei de uma ferramenta para ganhar grana usada há muito , muito tempo ,não só no mundo dos games, mas está também presente nas novelas, no seu filme favorito, e até mesmo no Chaves.

Publicidade.

Sim, quem nunca viu no seu filme favorito, o herói beber aquela latinha vermelha de refrigerante, suando de tão gelada, ou o Silvo, o "líquido para limpar pratas" que aparece no episódio das Férias em Acapulco do Chaves ou ainda, na sua novela, os produtos de beleza que fazem sua mulher sonhar á noite. Sim, e parece que a tática funciona.

No mundo dos Games não é diferente. Vejam alguns exemplos:

PUBLICIDADE DA GROSSA

Nesse sentido, a empresa Mc Donald´s (tm) foi pioneira.

Lançando seu MC Donalds Treasure Land, as criancinhas no início da década de 90 tinham um motivo a mais para gostar do Mc Donalds, além do hamburguer ou talvez da batatinha.

Nesse game, com visual totalmente colorido e infantil, Ronald Mc Donald deveria buscar pedaços perdidos do mapa de um tesouro junto
com seus amigos.


Global Gladiators foi um segundo jogo da empresa, baseado na antiga tira em quadrinhos do mesmo nome. Reparem no "M" acima do nosso personagem. Bateu vontade de comer aquele hamburgão?

Os refrigerantes não ficaram para trás. A 7 - Up , e seu carismático mascote, o Cool Spot (ou traduzido, pontinho legal; pasmem) tiveram dois hits de sucesso no mundo do mega drive. Tivemos também, para Play Station o Pepsi Man. (Cara da Pepsi. Agora só falta a Coke Girl. Já pensou o que daria o casamento dos dois? Uma latinha de Xereta Cola. Mas não daria certo, provavelmente o casamento acabaria logo. Seria só briga de quem era o melhor).

Além destes, Pop Stars, como AeroSmith tiveram um gostinho de ter um jogo só seu, como o Guitar Hero AeroSmith. Mas não foram os primeiros. Nos tempos antigos, o nosso Michael Jackson, estrelou no mundo dos games, com o excelente jogo do filme Moon Walker. (O passinho para trás era dah hora, mas aqueles gritinhos de Ow Owwww OOOOwwwww, me dava nos nervos).
Pensando nisso seria legal se outros pop stars tivessem a mesma idéia.. Já pensou: Guitar Hero: Dire Straits ou Dance Dance Revolution: Madonna, Lady Gaga, entre outros. WOW. Onde está meu babador?

Outras referências foram: Mario Andretti Racing, do mega drive; Jackie Chan Stunt Master, do PlayStation (esse era dah hora), e uma outra infinidade de games com conteúdo publicitário. Fora os famosíssimos jogos da Disney, Turma da Mônica, Castelo Ra Tim Bum, Tv Colosso (lembra do Gilmar?) Simpsons e outros seriados de TV.

PUBLICIDADE DISFARÇADA

Existem também formas mais sutis de publicidade. Será que num jogo de corrida ou basquete, ou outro esporte, não percebeu anúncios bem pequenininhos, quase imperceptíveis?

Ou ainda, estre flagra de um jogo da década de 80. Phantasy Star , do Master System. Vejam só.
É mole?
Responda Sim e ela dirá: "Claro, os jogos da Tec Toy são os melhores".
Responda Não e ela dirá: "Então, por que está jogando há tanto tempo?:

Brincadeira?

Nunca vi um jogo de video game dar bronca no jogador?!?!? YYAAAAHHHH

Em resumo, nem o mundo dos games ficou livre da influencia do consumismo. (Não mesmo. Os mendingos de Phantasy Star, o jogo acima, te pedem "um pouco de refrigerante de cola", e se você não der, te chamam de pão-duro!)

Para semana que vem, recebi a missão de investigar sobre a Série Megaman. Não perca!!

Até mais.

Formigão Ninja



4 comentários:

  1. Gostei da matéria, mas no Phantasy Star, tem um outro cara preso na torre que faz a mesma pergunta, né não?

    ResponderExcluir
  2. Tem um cara na torre que faz a mesma pergunta tambem ,não é?

    ResponderExcluir
  3. Um ano e sete meses depois eu pergunto: Tem um cara na torre que faz a mesma pergunta, não é?

    ResponderExcluir